O governo do Estado confirma a realização da Expointer de 2021 entre os dias 4 e 12 de setembro. A feira agropecuária, em sua 44ª edição, deverá ter controle de público e restrições, atendendo a implementação de rigorosos protocolos sanitários. A versão digital do evento, a exemplo do ano passado, também será mantida.

Foto: EVANDRO OLIVEIRA – DIVULGAÇÃO SEAPDR

As definições ocorreram em reunião virtual nesta segunda-feira (21/6) entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e as copromotoras Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), prefeitura de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Diante do alinhamento com as entidades copromotoras para que a Expointer aconteça, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, reforçou a importância da realização da exposição em um ano em que os gaúchos produziram safra recorde de grãos e conquistaram o novo status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação. “Será uma feira de negócios marcante para a retomada econômica do Estado, ao mesmo tempo em que não descuidaremos do cuidado com a vida dos gaúchos”, afirmou Silvana.

A Expointer vem sendo planejada juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde, que define os protocolos sanitários que terão que ser seguidos de forma plena, em função da pandemia do coronavírus. Nas últimas semanas, a equipe de vigilância sanitária trabalha este planejamento para criar as condições de segurança para o evento ser realizado. “Estas regras sanitárias terão um controle efetivo”, assegurou a titular da Saúde, Arita Bergmann.

Novo subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil

Tomou posse ontem (21) como novo subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o atual Diretor Institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Gabriel Fogaça.

Gabriel Fogaça – Foto: FERNANDO DIAS – SEAPDR

Fogaça, de 33 anos, é produtor rural, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Já foi Diretor de Agronegócios da Federação de Jovens Empresários do RS (Fajers) e Diretor Administrativo da Secretaria de Agricultura durante o período de fusão da SEAPI com a SDR (2019).

“Assim como vivemos um momento delicado em função da pandemia da Covid 19, também vivemos um bom momento para a agropecuária gaúcha, com a colheita de uma super safra de grãos e a evolução mercadológica na pecuária. O Parque Assis Brasil é o grande palco da expressão destes momentos, é um local de evolução, de desenvolvimento, comércio, integração e atualização tecnológica dos setores. Agradeço à Secretária Silvana Covatti e às instituições permissionárias do Parque pela confiança, e certamente, juntos, faremos um próspero trabalho”, destaca o novo subsecretário.

Fonte: Assessoria